O passo a passo para aplicar o fator R na Contabilidade para TI
Primordialmente, o fator R é um cálculo usado para determinar o regime de tributação do Simples Nacional para TI. Sendo assim, ele é calculado dividindo a folha de pagamento dos últimos 12 meses pela receita bruta do mesmo período.
Em síntese, se o resultado do cálculo for igual ou maior que 28%, o Programador pagará impostos pelo Anexo III do Simples Nacional (alíquota a partir de 6%). Visto que, se o resultado for menor que 28%, o Programador pagará impostos pelo Anexo V do Simples Nacional (alíquota a partir de 15,50%).
Aqui está o passo a passo para calcular o fator R:
- Colete os seguintes dados:
- Folha de pagamento dos últimos 12 meses
- Receita bruta dos últimos 12 meses
- Some a folha de pagamento dos últimos 12 meses.
- Divida o resultado pelo valor da receita bruta dos últimos 12 meses.
- O resultado da divisão é o fator R.
Nesse sentido, se o Fator R for igual ou maior que 28%, o TI pagará impostos pelo Anexo III do Simples Nacional. Sob o mesmo ponto de vista, se o fator R for menor que 28%, o TI pagará impostos pelo Anexo V do Simples Nacional.
É importante lembrar que o fator R é apenas um cálculo. O valor final dos impostos a pagar pode variar dependendo de outros fatores, como a quantidade de dependentes do TI e o tipo de serviços TI prestados.
Veja também esta matéria que temos.
Sob o mesmo ponto de vista, se você é TI e tem dúvidas sobre o fator R, consulte uma Contabilidade para TI como a RR Soluções.
Contabilidade para empresas de ti o que você precisa saber sobre o assunto!
Veja também outros assuntos em nosso blog que possa lhe interessar.