Quer saber como aprimorar o controle de estoque do seu e-commerce ou loja física? Então confira as principais dicas para melhorar a gestão de seus produtos!
Uma boa gestão do estoque é fundamental para organizações que trabalham com itens que precisam ser armazenados antes de seguir caminho para o cliente final.
A otimização deste processo deve manter a quantidade ideal de produtos para atender à demanda, manter os custos de logística baixos e evitar eventuais problemas de excesso de mercadorias ou atrasos nos pedidos.
Melhorar o controle de estoque é uma prática com estratégias recomendadas que garantem eficiência por meio de ferramentas, tecnologia, processos e técnicas específicas, como a previsão de demandas e a otimização do armazenamento.
Continue a leitura para ver a importâncias, vantagens e melhores formas de como aprimorar o controle de estoque!
Por que é importante aprimorar o controle de estoque?
Graças à crescente popularidade dos varejos online, principalmente em meio à pandemia, foi possível notar uma grande demanda por recursos e tecnologias que ajudam a planejar melhor o controle de estoque.
Veja a seguir três principais vantagens de melhorar o controle de estoque para o planejamento e crescimento da sua empresa no futuro!
1. Reduz custos operacionais
Os custos de armazenamento e gestão de estoque se referem a todas as despesas associadas à forma como você controla as suas mercadorias e produtos.
Ou seja, se a sua empresa tiver um fluxo de estoque ruim, o controle de estoque pode ajudar a identificar quais itens têm baixa movimentação ou saídas rápidas (mais vendas).
Entre os principais custos que podem ser reduzidos com um bom controle de estoque, estão:
- custo de capital;
- custo de risco;
- custo de serviços;
- custo de armazenagem.
2. Aumenta a satisfação do cliente
Não importa o produto que você vende ou os tipos de estoque que mantém, a satisfação do seu cliente deve ser o seu principal objetivo. Nesse caso, a entrega rápida é o que pode fazer a diferença.
É tentador querer estocar além do que precisa e, inclusive, vamos falar sobre a quantidade ideal para ter essa segurança. Mas é preciso encontrar maneiras de aprimorar o controle do estoque, ficar atento sobre a quantidade de cada item e onde armazená-los para saídas mais rápidas.
3. Evita o excesso de estoque
Sem saber como melhorar o controle de estoque, muitas vezes você se depara com o excesso de produtos que levam a gastos mais altos no final das contas apenas para mantê-los no armazém.
Ou, pior ainda, quando se torna um estoque obsoleto ou “morto”. Ou seja, itens que não podem ser vendidos devido à sazonalidade, com data de validade ou diminuição da demanda ao longo do tempo.
Então, como melhorar a gestão de estoque e obter todos os benefícios?
Como aprimorar controle de estoque?
1. Faça uma previsão de demanda
A previsão de demanda é o processo de usar o histórico de entradas e saídas para estimar a demanda futura de seus produtos. Ela ajuda você a tomar decisões mais informadas para prever as vendas totais e a receita em determinado período.
Claro, a previsão de demanda nunca será 100% exata, mas pode reduzir de maneira significante os riscos de falta ou excesso de estoque.
Para prever a demanda, verifique os dados mais importantes, como os históricos de pedidos que fornecem informações sobre as tendências de vendas.
Aliás, a previsão de estoque também pode ajudar na tomada de decisões em relação a quando realizar vendas sazonais, contratar mais funcionários ou alugar mais espaço de armazenamento.
2. Tenha um estoque de segurança
O que fazer quando há um problema de última hora com um fornecedor ou um aumento inesperado na demanda?
O estoque de segurança, também conhecido como estoque mínimo, é uma forma de como aprimorar o controle de estoque.
São os itens que você pode manter em caso de emergência ou falha na cadeia de suprimentos, garantindo que o seu negócio não fique com o armazenamento zerado.
Você pode calcular o estoque de segurança por meio de um simples cálculo. Em geral, a fórmula é:
- ES (estoque de segurança) = MV (média de vendas diárias) x T (lead time, tempo de entrega do produto).
Agora, imagine que você vende livros. Calcule a média de saída, que pode ser 120 unidades por dia, por exemplo. Em média, o fornecedor demora 3 dias para entregar um novo pedido. Sendo assim, o seu estoque de segurança seria:
- ES = 120 x 3.
Ou seja, o Estoque de Segurança é igual a 360 unidades.
No entanto, é importante ressaltar que a conta varia conforme a sua necessidade e as características da sua mercadoria. Por exemplo, se você trabalha com produtos alimentícios, é preciso se atentar ao tempo de validade.
3. Implemente o ponto de pedido
Saber a quantidade de estoque mínimo (incluindo o de segurança) é importante, mas você também precisa determinar os momentos ideais para reabastecer com novos pedidos.
O ponto de pedido ou reorder point (RoP, sigla em inglês) deve levar em consideração duas questões: quando fazer um novo pedido? Quanto pedir de cada produto?
Para calcular os pontos de pedido, você pode usar a seguinte fórmula:
- Ponto de Pedido (PP) = estoque de segurança + (consumo médio x lead time ou prazo de entrega do fornecedor).
Neste caso, vamos usar o exemplo que citamos mais acima: sua empresa tem uma demanda de 120 unidades e o lead time do fornecedor é de 3 dias. Então, o estoque de segurança dessa referência foi estabelecido em 360 unidades.
O cálculo do ponto de pedido ficaria assim:
- Ponto de pedido (PP) = 360 + (120 x 3) = 720 unidades.
Isto é, sua empresa deve adquirir um novo estoque quando o armazém estiver com 720 unidades. Assim, a demanda está garantida pelo tempo que o fornecedor precisa para enviar novos itens.
Lembre-se que, embora a fórmula seja simples, manter o controle sobre quando fazer novos pedidos para cada produto pode ser demorado e desafiador.
4. Faça auditorias de estoques
A auditoria de estoque funciona como uma análise de documentos, registros, notas fiscais e verificação de dados para confirmar o controle do patrimônio. A própria empresa pode solicitar uma auditoria interna para conhecer o seu nível do controle de qualidade do estoque.
As auditorias são partes fundamentais de como fazer uma boa gestão de estoque e fazer o processo regularmente com os procedimentos adequados ajuda a rastrear o estoque com eficiência.
Não só isso, os custos operacionais que envolvem o estoque (equipes, armazenamento, avarias etc.) devem ser monitorados de perto e calculados para garantir que não haja grandes discrepâncias.
5. Use ferramentas de gestão de estoque
A tecnologia é a maior aliada de negócios que precisam fazer e aprimorar o controle de estoque. Com a ferramenta certa para gestão de estoque, é possível elaborar inventários, facilitar as análises de desempenho de cada item e gerenciar as informações relacionadas a aquisição e vendas.
Um exemplo é o ERP (Enterprise Resource Planning), ferramenta que além de fazer o controle de estoque, permite administrar as tarefas financeiras, fluxos de trabalho e elementos das empresas modernas.
Outra opção é um SRM (Supplier Relationship Management), Gestão de Relacionamento com Fornecedores, um sistema capaz de administrar a relação com os parceiros de forma detalhada e eficiente.
Já com uma ferramenta de gestão de notas fiscais, como a NFE.io, você consegue ficar de olho nas entradas e saídas de estoque, inclusive garantindo o cálculo dos impostos e a emissão automática das notas!
Por fim, você também pode apostar em uma planilha de controle de notas fiscais para manter controle do seu estoque.
Seus informações podem rastrear o nome do cliente (pessoa física ou jurídica), descrição da mercadoria, unidade utilizada (kgs, caixas, litros), quantidade entregue, entre outros. Mas, claro, um software de controle e emissão de notas fiscais torna todo esse processo bem mais fácil e eficiente.
Este artigo foi escrito pelo autor convidado Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, que oferece uma API para emitir e gerenciar notas fiscais automaticamente. A NFE.io é um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas repetitivas, contribuindo para que você ganhe tempo e diminua gastos.