Um Youtuber, é uma pessoa que ganha dinheiro postando vídeos na internet, e normalmente utiliza suas contas pessoais para compartilhar o que pensa.
Atuam de forma livre, muitos sem se vincular a empresa nenhuma e criam um público que se identifica com o conteúdo postado por eles.
Muitos youtubers começaram a ter uma renda expressiva devido ao número de seguidores e curtidas e é nessa hora que é preciso separar o prazer de fazer o que se ama com as obrigações fiscais e tributárias e pensar no tão temido Imposto de Renda.
Se você trabalha com isso, veio ao lugar certo!
No artigo de hoje trouxemos dicas importantes sobre como declarar o seu Imposto de Renda, e outros detalhes que todo Youtuber precisa saber.
Confira abaixo e boa leitura!
Quem precisa fazer a declaração de IRPF?
Não basta ter uma conta ativa no YouTube ou em outra rede social para ser um Youtuber ou influencer.
Para que essa seja sua profissão, é preciso que você ganhe dinheiro com ela e dedique boa parte do seu tempo a isso.
Se é esse o seu caso, você pode ser considerado profissional da internet, e não tem nenhum vínculo empregatício, nem com as plataformas onde atua. Ou seja, um Youtuber não é um funcionário do YouTube, e sim uma pessoa autônoma que atua por conta própria e ganha dinheiro com publicidade, anúncio e até mesmo com venda dos seus produtos.
Como qualquer outra empresa, você passa a ter obrigações fiscais, a partir do momento que o dinheiro entra na sua conta.
A declaração precisa ser feita após uma certa quantidade e você precisa explicar de onde ele vem. Nesse momento você passa a ser um profissional da internet e não apenas um usuário comum.
O dinheiro que você recebe como Youtuber deve ir para o Imposto de Renda?
A regra para declarar imposto de renda pessoa física é a mesma como para qualquer outra pessoa física. Você deve declarar o imposto a partir do momento em que seus rendimentos forem maiores do que o limite estipulado naquele ano pela Receita Federal.
Quem tiver rendimentos acima deste valor citado, terá que declarar o Imposto de Renda, mesmo que não tenha emprego fixo e não tenha empresa aberta.
Tudo isso deve ser levado a sério e à risca, porque a Receita Federal cruza os dados e pode te cobrar multas retroativas caso você deixe de declarar o imposto de renda.
As consequências são graves, como:
- O CPF fica suspenso na receita federal e você pode ter problemas para tirar o passaporte ou prestar concurso público;
- Você perde acesso ao crédito pois débitos com a Receita Federal geram restrições. Além disso, se precisar financiar algum bem, o débito com a Receita Federal irá te impedir de fazer isso.
Portanto, você deve declarar seus rendimentos como Youtuber assim que ele ultrapassar o limite estipulado pelo fisco.
Não tente sonegar o imposto nem burlar o sistema. Se você nunca declarou IR procure um contador especializado em negócios digitais para que ele lhe auxilie no processo e possa te ajudar a separar tudo o que você precisa para comprovar os rendimentos. Como nós, da RR Soluções! Clique no botão para saber mais!
Além do Imposto de Renda, fique em dia com o fisco
Como Youtuber, você tem mais obrigações do que apenas declarar e pagar o Imposto de Renda.
É preciso formalizar o seu negócio. A Receita Federal tem dados da sua movimentação financeira, cartão de crédito e até de quem você pode contratar para te ajudar.
E se você faz isso significa que você é uma empresa, mesmo que não esteja formalizada.
Por isso é preciso urgentemente que você procure um contador especializado em negócios digitais para que ele possa te ajudar a abrir seu CNPJ.
O contador pode garantir que você pague os impostos corretamente todos os meses, e esses impostos são obrigatórios.
Caso não pague, também haverá incidência de multa, assim como quando você deixar de declarar imposto de renda.
Mesmo trabalhando em casa e sem nenhum funcionário, você precisa se formalizar para evitar problemas com o fisco. Em alguns casos inclusive você pode se enquadrar na empresa e pagar uma alíquota menor.
Youtuber pode ser MEI?
Essa é uma dúvida para quem está começando nessa nova profissão, mas em tese, “youtuber” não é uma atividade permitida para o microempreendedor individual.
Estamos falando de uma ocupação que surgiu na era digital e ainda não consta nas classificações formais de empresas.
Mas a lista de atividades é atualizada todo ano, então pode ser que isso mude.
Portanto, para blogueiros, instagrammers e youtubers que estão começando, não é possível se formalizar como MEI.
Para ser MEI é preciso ter uma atividade permitida e atender outros requisitos, como:
- Faturar até R$ 81 mil por ano;
- Não possuir sócios ou outra empresa em seu nome;
- Contratar no máximo um empregado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.
Antigamente existia um CNAE que era permitido para essa categoria que era o CNAE 7319-0/03 – Operador (a) de Marketing Direto Independente.
Esse código foi excluído de uma alteração realizada pelo governo em 2019.
De qualquer forma, o Youtuber pode se formalizar e optar por abrir uma Microempresa, que permite um faturamento de até R$ 360 mil por ano e passar a pagar impostos pelo Simples Nacional.
Youtubers e o Simples Nacional
O Simples foi criado em 2006 para facilitar a vida do empreendedor, pois é um modelo simplificado de tributação, que pode oferecer tabelas de alíquotas reduzidas de impostos, que progridem de acordo com o faturamento do negócio.
Portanto, se você é youtuber, siga esse passo a passo:
1º Contrate um contador
2º Escolha o tipo de empresa
3º Escolha a natureza jurídica
4º Defina a atividade
5º Leve a documentação nos órgãos competentes
6º Faça a opção pelo Simples Nacional
Tire seu alvará de funcionamento junto a prefeitura da sua cidade e verifique as outras licenças que seu negócio vai precisar para se manter na legalidade.
Concluído essa etapa, você já terá o CNPJ do seu negócio em mãos.
Ter um CNPJ vai trazer muitas vantagens como acesso ao crédito, possibilidade de emitir nota fiscal e mais credibilidade no mercado.
RR Soluções: Contabilidade para YouTubers!
A RR Soluções entende que você necessita de uma assessoria especializada, com foco total em seu empreendimento e que o direcione para se dedicar em outras atividades da sua empresa, enquanto sua contabilidade está em boas mãos e no caminho certo!
Aqui na RR você conta com uma equipe experiente e qualificada que entende as suas demandas. Precisa de ajuda com o seu negócio? Então entre em contato conosco, clicando no botão abaixo!