Um dos questionamentos mais frequentes de quem está começando no digital é saber se vale a pena investir em drop shipping. Apesar de o nome ser um pouco complexo, esse novo modelo de venda surgiu para facilitar a vida de muitas pessoas.
O drop shipping é uma alternativa de empreendimento para quem deseja vender por meio de um e-commerce, porém não tem investimento suficiente para começar um estoque.
Se você nunca ouvir falar sobre ele, saiba que este método começou em 2006, com o AliExpress, e continua firme até hoje, fazendo muito sucesso no exterior e crescendo aqui, no Brasil.
Trata-se de uma ótima oportunidade para negociadores que buscam na internet uma nova maneira de empreender e de ter sua independência financeira.
Neste artigo, saiba mais o que é drop shipping, para que serve, quais suas vantagens, se vale a pena investir nele em 2022 e muito mais!
O que é drop shipping?
O drop shipping é um modelo de loja virtual no qual o lojista trabalha como um intermediário das vendas, sem precisar enviar os produtos ou manter um estoque. Todas essas responsabilidades ficam por conta dos fornecedores.
Dessa forma, ele é um modelo de negócio que não exige grandes investimentos iniciais, pois não é necessário possuir uma estrutura de estoque ou logística nem se preocupar com devoluções, por exemplo. Cabe ao vendedor atrair clientes para sua loja, receber e organizar pedidos, e enviá-los para os fornecedores. Durante esse processo, o lojista retém um valor de venda e é dessa maneira que o negócio se sustenta.
Já que o vendedor não gerencia o estoque nem faz o envio dos produtos, o drop shipping exige atenção redobrada no momento da escolha de fornecedores confiáveis, isso, pois, são eles que determinam como será a experiência de compra e a reputação que o e-commerce transmite.
Qualquer atraso ou imprevisto durante a compra, ou na entrega dos produtos cairá sobre o vendedor, e não sobre o fornecedor.
Quais são as vantagens de investir em drop shipping?
Se você ainda possui dúvidas se deve ou não apostar no drop shipping, conheça as principais vantagens de trabalhar com esse modelo de negócio. Acompanhe!
Baixo investimento inicial
Como o drop shipping não necessita de estoque nem de envio de produtos, o investimento inicial é bem inferior ao de um e-commerce tradicional.
O principal motivo para isso é que não é necessário gastar com espaços físicos para ter seu estoque nem com outras ações para mantê-lo. Assim, você economiza e direciona esses recursos para outras estratégias.
Você pode trabalhar com mais produtos, e eles não encalham
Por não precisar de estoque, os riscos de acumular produtos e de eles ficarem encalhados são nulos, totalmente diferente de uma loja virtual tradicional.
Além disso, você pode apresentar um catálogo de produtos maior e variado.
Tempo livre para se dedicar a outras estratégias
Para muitas empresas de e-commerce, tanto a logística quanto o estoque são os processos operacionais mais complexos. Assim, a partir do momento que o seu negócio não é responsável por essas funções, a tarefa de gerenciá-la é muito mais rápida e simples.
Enquanto os colaboradores se preocupam com essas tarefas, você pode focar estratégias de venda e opções para fazer a sua empresa crescer.
Além disso, o drop shipping oferece mais tempo livre e, assim, melhora sua qualidade de vida e bem-estar. Outras vantagens são que ele possibilita que você trabalhe de qualquer lugar e demanda apenas um bom computador e uma boa conexão com a internet.
Vale a pena investir em drop shipping em 2022?
Afinal de contas, vale ou não a pena investir em drop shipping em 2022? Chegamos à questão mais importante.
A decisão de investir ou não é pessoal e varia conforme uma série de questões do seu perfil de empreendedor.
Se a sua ideia é escolher alguns produtos atuais e divulgá-los esperando retornos altos e imediatos, provavelmente, para você, a resposta é não. Isso porque, com essa mentalidade e estratégia, você acabará desperdiçando muito tempo e dinheiro.
Por outro lado, se o seu plano é escolher um nicho de atuação, pesquisar os melhores produtos para ele e investir seu tempo para planejar uma boa estratégia de divulgação, nesse caso a resposta é sim, vale a pena investir.
A melhor solução é realizar um cálculo para entender se vale a pena investir nesse modelo de negócio conforme a sua realidade e a sua dedicação ao e-commerce.
Se você tiver disposição para estudar o mercado, escolher um nicho, montar um bom catálogo de produtos e investir tempo em seu e-commerce, vale a pena investir em drop shipping. Assim, você terá grandes chances de alcançar o sucesso com esse modelo de negócio!
Além do mais, nada melhor do que contar com uma contabilidade especializada para cuidar da saúde financeira do seu e-commerce. Entre em contato e saiba mais!
1 Comment
Barbara
novembro 2022 at 11:44 am
Muito bem explicado o post e objetivo, faço questão de comentar quando acho isso, porque não é fácil encontrar posts assim.