Os serviços de BPO financeiro podem impulsionar o crescimento da sua empresa. Isso porque se trata de uma terceirização completa para os setores financeiros.
Espera-se que, até 2025, o setor de BPO movimente mais de R$ 14,6 milhões no mercado, auxiliando as organizações a diminuir erros, reduzir custos com atividades da área e aumentar o conhecimento dos colaboradores.
Quer entender mais sobre o BPO financeiro? Então, não deixe de acompanhar este artigo até o final!
BPO financeiro: saiba o que é
Business Process Outsourcing, popularmente conhecido como BPO, é uma terceirização da gestão de processos, neste caso, os financeiros.
Uma pesquisa realizada pela Global Shared Services, da Deloitte, aponta que o setor financeiro é considerado o quarto mais terceirizado do mundo, alcançando 8% de todas as terceirizações, ficando atrás apenas das áreas de TI, Customer Service e Contabilidade.
No BPO financeiro, acontece a contratação de uma empresa terceirizada com o intuito de realizar toda a gestão financeira da empresa. O objetivo é otimizar os processos.
Com essa “ajuda”, fica mais fácil diminuir os erros do setor, principalmente quando se trata dos cálculos, da redução de custos das operações e, ainda, da transferência nas áreas financeira e contábil.
BPO financeiro e suas vantagens
Apostar nas soluções do BPO financeiro é uma maneira de conquistar inúmeros benefícios para a empresa. Além disso, com ele, seu Retorno Sobre Investimento (ROI) pode ser ainda mais satisfatório.
Conheça as principais vantagens que um BPO financeiro pode proporcionar:
Diferenciação da concorrência
É possível alcançar uma posição na qual sua marca se diferencie dos concorrentes. Assim, as empresas podem buscar, cada vez mais, profissionais capacitados e que ofereçam serviços estratégicos. Com isso, aumentam automaticamente as vantagens de sair na frente no quesito competitividade e, o melhor, sem gastar muito.
Aumento da produtividade
Os colaboradores não serão mais desviados das suas atividades, fazendo com que o dono da empresa tenha mais tempo para se preocupar com o desenvolvimento do negócio, por exemplo.
Quando é oferecido BPO junto à contabilidade, a tecnologia se faz mais presente, proporcionando mais agilidade aos profissionais e mais segurança aos clientes. Afinal, através dessas inovações, é possível emitir relatórios gerenciais e de rotina de acordo com o período determinado.
Mais segurança de dados
Todos os processos são digitais. Então, integrá-los com a Receita Federal, as prefeituras e as Juntas Comerciais faz com que sejam ainda mais seguros. O BPO entrega os dados criptografados, tudo para que as informações confidenciais não caiam em mãos erradas.
Maior valor agregado
Quanto mais domínio sobre os números, mais o cliente estará disposto a pagar pelos serviços oferecidos. Então, conhecer as atividades desse cliente é essencial, principalmente quando o BPO inclui análises de indicadores, relatórios e consultorias, tudo para que o valor agregado do serviço seja superior.
Lembre-se: a percepção de valor aumenta de forma positiva as gestões estratégicas da sua empresa.
Implemente o BPO financeiro com essas dicas
Com tantas vantagens, ficou ainda mais claro o quão positivo pode ser ter o BPO financeiro nas empresas.
Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. As dicas a seguir vão auxiliá-lo a garantir um serviço de qualidade. Confira:
1. Comece de dentro para fora
Comece arrumando o ambiente de trabalho antes de dar início ao BPO financeiro. Organizando a própria gestão financeira, fica mais fácil identificar o que o cliente busca e o que fará com que ele confie nos seus produtos ou serviços.
Você pode começar digitalizando os processos e usufruindo das ferramentas disponíveis para controlar o setor financeiro, o fluxo de caixa, a emissão de documentos e as demais atividades.
2. Deixe o serviço com profissionais experientes
Não basta apostar apenas em tecnologia. Para que o BPO funcione, os profissionais precisam estar treinados e por dentro dos processos que estão sendo definidos.
Faça treinamentos para ampliar os conhecimentos de BPO na organização. Assim, mais colaboradores estarão aptos a prestar um bom serviço.
3. Mapeie o processo
Pode-se afirmar que um processo de BPO financeiro é bem complexo, o que demanda o mapeamento de cada etapa. Não existe fórmula mágica, certo ou errado. É você quem vai desenvolver as rotinas e os processos que suprirão suas necessidades.
Padronize as atividades, crie uma rotina financeira, defina as ferramentas e teste processos para melhorar de forma positiva as atividades de BPO.
4. Crie planos
Você pode ter planos de BPO de acordo com suas necessidades. Opte por pacotes padronizados e serviços extras que podem ser contratados por fora.
É importante, ainda, segmentar por porte, ramo de atuação, faturamento e outros critérios que ajudem a ofertar um BPO adequado.
Entendemos que o BPO financeiro não oferece apenas segurança para a gestão da empresa, mas, também, alinha os processos e as métricas de toda a organização.
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