Você sabia que atualmente 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário? Infelizmente isso é um dado real, e tome cuidado, pois isso também pode acontecer com sua agência de marketing!
Hoje preparamos um artigo apresentando quais são os regimes tributários para quem trabalha com marketing, incluindo suas alíquotas e características, pois na hora de abrir sua empresa ou regularizá-la, você vai conseguir adequar seu negócio a fim de pagar menos impostos.
Continue conosco e tire suas dúvidas sobre qual é o melhor regime tributário para uma agência de marketing.
Regimes tributários
Atualmente há três regimes tributários na legislação brasileira: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.
Quem tem uma agência de marketing precisa optar por uma dessas opções, pois todas as empresas precisam escolher um regime tributário na abertura. Vejamos as características de cada uma delas, pois esse é um dado importante para toda empresário que vai abrir uma agência de marketing saber.
Simples Nacional
É o regime tributário para empresas que faturam anualmente até 4,8 milhões. Quem opta pelo Simples Nacional, paga todos os impostos em uma única guia e podem ser tributados de acordo com o Anexo III ou o Anexo V, pois é de acordo com as hipóteses e alíquotas abaixo:
Anexo III – Para empresas de marketing que possuem despesas com folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento.
Neste anexo, a alíquota efetiva de contribuição (considerando deduções) pode variar de 6% a 19,50% ao mês.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Anexo V – Para empresas de marketing que não possuem despesas com folha de pagamento em percentual igual ou superior a 28% do seu faturamento.
Neste anexo, a alíquota efetiva de contribuição (considerando deduções) pode variar de 15,50% a 19,25% ao mês.
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 15,50% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 18,00% | R$ 4.500,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 19,50% | R$ 9.900,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 20,50% | R$ 17.100,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 23,00% | R$ 62.100,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 30,50% | R$ 540.000,00 |
Lucro Presumido
Já o Lucro Presumido pode ser utilizado por empresas de marketing que faturam até R$ 78 milhões.
Optando por esse regime, pois a empresa será tributada com base nos seguintes impostos e alíquotas:
- IRPJ: 32% x 15% = 4,80%
- CSLL: 32% x 9% = 2,88%
- PIS: 0,65%
- COFINS: 3%
- ISS: 2% a 5% (a depender do município)
Somando todas as alíquotas, a contribuição final fica entre 13,33% e 16,33% ao mês.
Lucro Real
Por fim, temos como opção o Lucro Real, pois é o regime tributário para grandes empresas que tem um faturamento que excedem os R$ 78 milhões.
Nesse regime, os impostos são calculados sobre o lucro líquido do exercício, pois são calculados com base nas seguintes alíquotas:
- IRPJ: 15%
- CSLL: 9%
- COFINS: 7,6%
- PIS: 1,65%
Quais tipos de empresa uma agência de marketing pode abrir?
Existem vários tipos de CNPJ que você pode escolher, mas é preciso cuidado, pois será necessário analisar o perfil de CNPJ que você precisa, pois também será avaliado se você tem sócios, qual será o valor do capital social e qual é o valor estimado de faturamento.
Se for abrir a empresa sozinho, pode optar por abrir uma empresa EI (Empresário Individual). Esse formato é permitido para quem não tem sócios e quer abrir um pequeno negócio com capital baixo, pois há possibilidade de faturar até R$ 360 mil por ano como microempresa e até R$ 4,8 milhões por ano como CNPJ de pequeno porte no simples nacional, pois há possibilidade de faturar mais que isso em outras tributações.
Se tiver sócios, pode abrir uma Sociedade Limitada ou uma Sociedade Limitada Unipessoal. Esta última é um formato novo de abertura, pois é apropriado para o empresário individual que não quer trabalhar com sócios e quer proteger seus bens pessoais.
Nesse modelo os bens pessoais do titular têm uma proteção jurídica no caso de decretação de falência por problemas financeiros. Isso é importante, pois significa que os bens dos sócios estão protegidos.
Essas são as opções de empresas mais utilizadas no caso de uma agência de marketing. De qualquer forma, o ideal é que você sempre consulte seu contador para receber uma melhor orientação, pois sem ela você pode ter problemas mais tarde.
Quanto custa abrir uma empresa?
O custo para abrir uma empresa pode variar bastante. Algo em torno de R$ 500 a R$ 1500,00 isso porque tem contadores que cobram valores bem diferentes uns dos outros. As taxas de cada Estado também variam, pois é preciso verificar na prefeitura com relação a emissão dos alvarás e licenças que serão necessárias.
O que é necessário para abrir uma agência de marketing?
O primeiro passo para abrir uma empresa, é tirar um certificado digital, pois com ele você conseguirá assinar todos os documentos de forma eletrônica.
Depois será feito um pedido de viabilidade na junta comercial e lá serão preenchidas todas as informações pessoais e dados da empresa que será constituída com o formulário concluído. Esse pedido é feito pelo contador, pois ele é o profissional habilitado para realizar a abertura da empresa.
Em seguida será dado entrada no DBE (Documento Básico de Entrada) junto a Receita Federal, pois depois retornar a junta comercial e integrar a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) esse é o procedimento que deve ser feito. Após a aprovação, será gerada uma taxa e após o pagamento e o protocolamento, a empresa estará constituída.
Feito todo esse procedimento, em poucos dias você terá sua empresa aberta. Abrir uma empresa no Brasil tem ficado cada dia mais rápido, mas é importante contar com quem entende de abertura de empresa, pois um contador especializado no seu negócio saberá o que fazer.
Após constituir sua empresa, o próximo passo é ir até a prefeitura e solicitar o alvará de funcionamento, pois só assim a inscrição municipal e a nota fiscal serão liberadas.
Por que contratar uma contabilidade para sua agência de marketing?
Por fim, depois que a sua empresa estiver aberta, contrate um escritório de contabilidade para cuidar da sua empresa. Imagine você ter acesso às informações que você precisa, como impostos, relatórios, notas fiscais emitidas, folha de pagamento de funcionários, pró-labore de sócios, declarações, balanços e muito mais, sem ter que se preocupar.
Uma contabilidade especializada vai cuidar da sua empresa e fornecer informações em tempo real, emitir notas fiscais e prestar suporte, emitir boletos bancários, e lhe atender no que mais precisar.
Toda empresa precisa vender para ter sucesso, portanto, foque no seu negócio e nos seus clientes e contrate um escritório de contabilidade especializado em agências de marketing para ficar tranquilo com o restante!
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