Com certeza você já pensou em montar uma agência de marketing, principalmente se você for empreendedor da área.
Mas a boa notícia é que o marketing possui uma demanda crescente e um público consumidor enorme. Que inclusive pode incluir desde profissionais autônomos e pessoas físicas até grandes empresas.
Em um mercado como o nosso, acima de tudo muito competitivo, é fundamental ter um profissional para promover suas marcas, produtos e serviços.
E nesse cenário, cabe a você aproveitar a oportunidade, investindo na abertura de uma empresa nesse segmento.
O que faz uma agência de marketing?
Antes de saber como abrir uma agência de marketing, vamos entender o que faz uma agência:
Os principais serviços prestados são:
- Gestão de redes sociais;
- Desenvolvimento de campanhas de marketing digital;
- Desenvolvimento de campanhas para lançamento de infoprodutos;
- Produção de conteúdos otimizados para SEO;
- Edição de vídeos e imagens;
- Gestão de e-mail marketing;
- Construção e gestão de sites; entre outros serviços.
Esses serviços são fundamentais para empresas. Se você deseja aumentar seu posicionamento e tornar sua marca visível, pois independente se você deseja fazer isso no online ou offline, o importante é ser visto.
Como abrir um CNPJ para uma agência de marketing?
A primeira coisa que você precisa saber é que não é possível abrir uma MEI para uma agência de marketing. No entanto, o marketing e suas atividades relacionadas não estão no rol de atividades permitidas do MEI.
Por isso, é importante que você saiba que abrir um CNPJ traz muito mais benefícios para você e seus negócios do que se você atuar como autônomo. Também com relação aos impostos.
Quando você deixa de ser autônomo para abrir uma empresa, além de contar com uma carga tributária menor, ainda pode ter outros benefícios que são:
- Emissão de notas fiscais
- Possibilidade de contratar funcionários
- Acesso a linhas de crédito especiais para empresas
- Maior credibilidade e visibilidade perante seus clientes
Não tenha dúvidas que abrir um CNPJ é uma das decisões que mais lhe trará vantagens a médio e longo prazo.
Se você quer abrir o seu CNPJ com ajuda de uma contabilidade especializada no seu negócio, conte com a RR Soluções! Clique no botão abaixo e converse com um de nossos especialistas!
Passo a passo para abertura de uma agência de marketing
A primeira coisa que você deve fazer quando decide abrir uma agência de marketing é contratar uma contabilidade especializada, pois ela vai montar um planejamento e te passar quanto vai custar abrir sua empresa.
Depois disso, separe a documentação que o contador vai te passar e elabore um contrato social (se você tiver sócios) ou o Requerimento de Empresário se você for abrir a empresa sozinho.
Também você deve adquirir um certificado digital e definir com o seu contador o porte, regime tributário e natureza jurídica da empresa.
Depois é só aguardar a emissão do CNPJ, inscrição municipal, alvará de funcionamento e demais documentos.
Porte e regime tributário
Com relação ao porte da empresa, ela também precisará se adequar nas seguintes categorias:
- ME (Microempresa): empresas que faturam até R$ 360 mil por ano
- EPP (Empresa de Pequeno Porte): negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões
- Empresa de Médio e Grande Porte: empresas com faturamento acima de R$ 4,8 milhões.
Além disso, quanto ao regime tributário, a empresa precisará se adequar nas seguintes opções:
- Simples Nacional: é o regime tributário destinado a micro e pequenas empresas, geralmente o mais utilizado para agências de marketing, destinado a negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
- Lucro Presumido: é destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões que não se enquadram no Simples por opção ou por conta do limite de faturamento.
- Lucro Real: destinado a empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões ou que escolham esse regime por opção.
Com relação a natureza jurídica para constituição de uma agência de marketing, ela pode ser uma Sociedade Empresária Limitada, esta opção é mais indicada para quem quer abrir uma agência com um ou mais sócios.
Uma SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) é a opção mais indicada para quem quer abrir uma agência de forma independente, pois ela não tem sócios.
A importância da contabilidade para uma agência de marketing
Sendo assim, com a empresa aberta, o empreendedor precisa cumprir várias obrigações, pois ele precisa gerir o negócio, separar as contas pessoais das profissionais e fazer a escrituração contábil que é obrigatória por lei.
Porém, é preciso que, para o bom funcionamento e sucesso do seu negócio, a contabilidade fique bem-organizada e esse é um ponto de extrema importância para a continuidade da sua agência.
O ideal é que você conte com o apoio de um escritório de contabilidade especializado em negócios digitais, como nós, da RR Soluções, que estará mais a par do que uma agência de marketing precisa.
Em outras palavras, como ela tem contadores especializados, será capaz de orientar em todos os processos da sua agência, desde a abertura da empresa, a contabilidade, tributação até as tomadas de decisões mais importantes.
Situação fiscal regular e custos menores
Se a contabilidade é feita da maneira certa, a agência passa a ter uma situação fiscal totalmente regular, mas estar em dia com o fisco traz muitas vantagens como facilidade na obtenção de créditos, permissão para participar de licitações, etc.
O empreendedor também evita sofrer fiscalizações ou multas devido a falta de pagamento correto dos impostos.
No fim, os clientes acabam sendo beneficiados, pois como a agência atua corretamente, eles sabem que podem contratar seus serviços sem nenhuma preocupação.
Com relação aos custos, por exemplo, se for feita de maneira estratégica, a contabilidade também vai ajudar a reduzir os custos com a carga tributária, e pode tornar a agência mais rentável, sem perder regularização.
Além disso, pagando menos imposto, vai acabar sobrando mais dinheiro para investir na empresa e oferecer cada vez mais uma experiência diferente aos clientes.
A contabilidade consultiva é extremamente importante para a agência de marketing, e diferente do que muitos pensam, algumas ferramentas ajudam o empreendedor a ter clareza necessária sobre a situação da agência.
Com números e resultados concretos é mais fácil tomar decisões com menos chances de erros pois isso favorece a continuidade, e também o crescimento da sua agência.
Ainda assim, a contabilidade também indica quais decisões devem ser tomadas. Como por exemplo, se você deve contratar mais profissionais ou adquirir equipamentos melhores. Da mesma forma, fica mais fácil tomar essas decisões, e você realmente saberá se tem dinheiro para isso ou não.
RR Soluções: Contabilidade para Agências de Marketing!
A RR Soluções entende que você necessita de uma assessoria especializada, com foco total em seu empreendimento e que o direcione para se dedicar em outras atividades da sua empresa, enquanto sua contabilidade está em boas mãos e no caminho certo!
Aqui na RR você conta com uma equipe experiente e qualificada que entende as suas demandas. Precisa de ajuda com o seu negócio? Então entre em contato conosco, clicando no botão abaixo!