- Contabilidade para Psicólogos
- Abertura de CNPJ para Psicólogo, Abertura de CNPJ para Psicólogos, Abertura de Empresa para Psicólogo, Abertura de empresa para psicologo, Abertura de empresa para Psicólogos, CNPJ para Psicólogo, CNPJ para psicologo, CNPJ para Psicólogos, Consultoria especializada para psicologo, consultório de psicologia, contabilidade especializada para psicologo, Contabilidade para Psicólogo, Contabilidade para Psicólogos, Fator R para psicólogo, Impostos para Psicólogo, Impostos para psicologos, Impostos para Psicólogos, Psicologo PJ, Psicólogo PJ, Psicólogos, Tributação para Psicólogo, Tributação para psicólogos
- 24 de agosto de 2023
- Nenhum comentário
Contabilidade para Psicólogos
O passo a passo para aplicar o Fator R na Contabilidade para Psicólogos
Porque só uma contabilidade especializada em Psicólogos irá lhe ajudar a Controlar o Fator R.
O Fator R é um cálculo usado para determinar o regime de tributação do Simples Nacional para psicólogos. Ele é calculado dividindo a folha de pagamento dos últimos 12 meses pela receita bruta do mesmo período.
Então se o resultado do cálculo for igual ou maior que 28%, o Psicólogo pagará impostos pelo Anexo III do Simples Nacional (alíquota a partir de 6%). Se o resultado for menor que 28%, o médico pagará impostos pelo Anexo V do Simples Nacional (alíquota a partir de 15,50%).
Simples Nacional para Psicólogos
Aqui está o passo a passo para calcular o fator R:
- Colete os seguintes dados:
- Folha de pagamento dos últimos 12 meses
- Receita bruta dos últimos 12 meses
- Some a folha de pagamento dos últimos 12 meses.
- Divida o resultado pelo valor da receita bruta dos últimos 12 meses.
- O resultado da divisão é o fator R.
Porque se o Fator R for igual ou maior que 28%, o psicólogo pagará impostos pelo Anexo III do Simples Nacional. Se o fator R for menor que 28%, o psicólogo pagará impostos pelo Anexo V do Simples Nacional.
Tributação para Psicólogos
Mas é importante lembrar que o fator R é apenas um cálculo. O valor final dos impostos a pagar pode variar dependendo de outros fatores, como a quantidade de dependentes do consultório de psicologia e o tipo de serviços prestados.
Veja também esta matéria que temos.
Como escolher o melhor regime tributário para minha consultório de psicologia?
Se você é psicólogo e tem dúvidas sobre o fator R, consulte uma Contabilidade para Psicólogos como a RR Soluções.