Você sabe como medir o desempenho e andamento do seu negócio? Todas as informações geradas por ele são importantes para analisar sua performance. Entretanto, muitas vezes, só elas não são suficientes para conferir, de maneira adequada e assertiva, um diagnóstico real e, assim, estabelecer projeções de crescimento.
Assim, é preciso um auxílio. E essa ajuda pode ocorrer de várias maneiras e com diferentes ferramentas pensadas na gestão financeira do negócio. Elas são responsáveis por fazer uma avaliação da empresa, baseando-se na lucratividade, nos processos e na produtividade.
Uma das técnicas mais utilizadas é o cálculo de EBITDA, e, talvez, este método de análise seja o ideal para o seu modelo de negócio.
Por isso, confira mais sobre esse tema. Acompanhe!
O que é EBITDA?
EBITDA significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”; em português: “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, que também pode ser conhecido como LAJIDA.
Trata-se de um indicador que analisa e mede a produtividade de uma empresa. Ele pode ser utilizado por empreendedores e gestores de diferentes segmentos. Como você deve imaginar, a produtividade é um fator primordial para qualquer negócio.
Deste modo, ao realizar o cálculo do EBITDA, é permitida uma análise que ultrapassa os resultados, abrangendo o processo total de uma empresa. Portanto, ele demonstra o quanto seu negócio está gerando de recursos, incluindo apenas atividades operacionais e deixando de lado os efeitos de impostos e financeiros.
LEIA TAMBÉM: E-commerce deve crescer 42% no Brasil: veja dicas para aumentar suas vendas
Quais as vantagens e desvantagens de realizar o cálculo do EBITDA na sua empresa?
Agora que você entendeu mais a fundo o que é o cálculo EBITDA, chegou o momento de descobrir quais são suas vantagens e desvantagens. Confira a seguir!
Vantagens
Algumas vantagens de aplicar o EBITDA para a sua empresa são:
Indicadores
O EBITDA oferece uma análise com indicadores que podem ser utilizados para determinar com precisão o nível de eficiência e produtividade da empresa. Assim, ele compreende os efeitos de financiamentos e as decisões contábeis.
Análise coerente
Quando aplicado de maneira recorrente, o cálculo possibilita que investidores e acionistas avaliem, de maneira eficiente e correta, o desempenho e a produtividade da empresa.
Fácil acesso a dados
Outra vantagem do cálculo do EBITDA é o fácil acesso a dados e informações de diferentes empresas no mercado.
Comparação internacional
O EBITDA permite realizar uma comparação com empresas de fora do Brasil graças à sua facilidade de manipulação de informações.
Ele é um indicador de desempenho universal, já que desconsidera aspectos de tributação e localização.
Desvantagens
O EBITDA também possui algumas desvantagens que devem ser analisadas antes de incluí-lo em seu negócio. Isso porque o cálculo não é um indicador perfeito. Confira a seguir!
Não pode ser o único indicador
Como não engloba um grande crescimento, o EBITDA não pode ser o único indicador escolhido pela sua empresa, já que ele não impacta futuros resultados nem permite uma previsão assertiva.
Não é indicado para investidores de ativos financeiros
O EDITDA não é indicado para investidores em ativos financeiros. Durante o cálculo, esforços econômicos recompensados e valores de ativos vão passar despercebidos pelo indicador e não são considerados no cálculo.
Liquidez
A liquidez é um ponto fundamental para compreender o real valor da empresa. Entretanto, esse fator não é indicado pelo EBITDA.
Prejuízos
A última desvantagem do EBITDA que podemos citar é que muitos resultados positivos no cálculo podem esconder prejuízos financeiros da empresa.
LEIA TAMBÉM: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados
Como calcular o EBITDA da sua empresa?
Como explicado, o EBITDA é fundamental para a empresa, porém como realizar o cálculo do EBITDA conforme as indicações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)?
O primeiro passo é calcular o lucro operacional do negócio. Para descobrir esse valor, você pode utilizar a seguinte fórmula:
- Lucro operacional = receita líquida – (custo das mercadorias comercializadas + despesas operacionais + despesas financeiras líquidas).
Depois de fazer esse cálculo, será possível calcular o EBITDA somando o valor do lucro operacional com o valor de amortização e depreciação. Confira a fórmula:
- EBITDA = lucro operacional antes do imposto de renda e receitas / despesa financeira + depreciação + amortização.
Assim, ao perceber que o valor do EBITDA cresce ao longo do tempo, significa que a empresa é produtiva e lucrativa. Entretanto, quando começa a diminuir, entende-se não haver crescimento.
Se você precisa de uma contabilidade especializada para realizar o cálculo EBITDA na sua empresa, entre em contato com nossa equipe e conheça as melhores soluções contábeis!