É inegável que o coronavírus surpreendeu as empresas. Todas foram e serão afetadas nesse novo contexto. É importante que nos questionemos sobre:
– como desenvolver uma visão estratégica e operacional para o seu negócio?
– como diminuiremos o impacto negativo dessa crise?
– como podemos salvar nossos negócios?
Aqui, vamos apresentar algumas dicas que lhe auxiliem a encontrar respostas para essas questões.
DICAS GERAIS
Para a maior parte dos casos, já podemos apontar três ações:
– analisar o histórico de faturamento e funcionamento da empresa dos últimos três ou quatro meses;
– ir em busca de fundos e de fontes de financiamento antecipadamente;
– e reduzir custos.
Quando se analisa o que tem acontecido com sua empresa nos últimos três ou quatro meses, fica mais fácil possuir uma visão ampla em relação ao que a empresa terá de lidar nos próximos meses.
Com a antecipação de uma busca por financiamentos, o empreendedor tende a conseguir negociar taxas menores, antes até que essa prática seja tomada por um número grande de empresas e passe a ser cada vez mais frequente.
Reduzir os custos neste momento é algo fundamental. Com isso, os gestores poderão operacionalizar um planejamento novo, orientado por essa necessidade – se possível, isso deve ser feito bem rápido.
SEU FLUXO DE CAIXA
A condição do seu caixa e como o fluxo dele está funcionando é o primeiro aspecto a ser pontuado. Afinal de contas, é o caixa que vai indicar como seu negócio manterá o funcionamento hoje.
Dizemos isso porque a possibilidade de sua empresa quebrar será muito menor ou não acontecerá se ela tiver um bom caixa (é ele que sustenta o negócio).
Contudo, mesmo com um bom caixa, isso não quer dizer que você deva continuar gastando em momentos de crise. Logo acima, já orientamos que cortes de gastos precisam acontecer. Então, ainda que você tenha caixa, reduza seus gastos e seus custos.
Caso você não tenha caixa, não podemos negar a existência de um problema bastante sério. Nesse caso, é de extrema importância que você aja muito rápido para solucionar esse problema.
NOVAS ALTERNATIVAS FINANCEIRAS
Novas fontes de financiamento são uma possibilidade importante de serem consideradas. Admitimos que seja difícil indicar quando é a época ideal para buscar um financiamento com precisão. No entanto, a partir do momento que essa decisão seja tomada, um quadro maior de possibilidades se apresenta. E quanto a reter ou manter capital em caixa, não negamos que isso possa fazer com que seu negócio tenha mais segurança por, pelo menos, 60 dias ou mais (podendo chegar a 90 dias). O panorama dos países que já enfrentam problemas financeiros é o de que as coisas tendem a melhorar dentro de quatro meses, não deixando de considerar que as coisas levam tempo para voltar à normalidade depois de uma crise.
A existência atual e palpável de fontes de financiamento está nos bancos. Acompanhando as novas medidas apresentadas pelo governo, é possível que passe a haver opções de financiamento de caráter público. Entretanto, a disputa por financiamentos e recursos de capital torna-se acirrada quando as alternativas públicas são dirigidas a pequenas empresas, além do fato de isso ocorrer, em geral, tardiamente. Acrescentamos que estamos tratando de uma crise que afeta a todos, não somente um ou outro segmento de negócios e mercado, portanto, algo que afeta grandes e pequenas empresas.
Mais do que aumentar seus níveis de financiamento, é importante considerar o que você tem e como você já lida com isso. Mais uma vez: estude seu fluxo de caixa e busque capital para ter mais garantias e reduzir custos.
Seria leviano de nossa parte dizer que todos serão salvos dessa crise. Infelizmente, vários negócios serão perdidos, mas trabalhamos para que o seu não seja um desses. Na tentativa de sobreviver a esse quadro e de escapar dele, é preciso que ações sejam tomadas de maneira rápida e cogitando cenários futuros, ou seja, aliando planejamento operacional e estratégico.
NOSSA MENSAGEM
A equipe da Consultoria RR está à disposição para orientar todos os clientes nesse desafio.
Como estamos comprometidos com o bem-estar de todos os nossos clientes e seus colaboradores, vamos deixar uma mensagem.
Não podemos perder a esperança. Não podemos deixar que o pânico nos faça ficar cegos em relação a novas oportunidades. Precisamos estar certos de que o coronavírus não fará nossas vidas pararem.
O mundo mudou. E juntos iremos decifrar cada mudança.