Quando falamos do desempenho de um site, a velocidade é fundamental para a boa experiência do usuário. Porém, a menos que você entenda como essa métrica funciona e quais fatores a influenciam, você pode achar difícil deixar seu site mais rápido.
Para diminuir a taxa de rejeição e aumentar o engajamento de visitantes, seu site precisa ser rápido, e suas páginas da web carregadas de maneira rápida e contínua.
Sendo assim, um site otimizado para velocidade não apenas otimiza a experiência do usuário (UX), como também pode melhorar seu ranqueamento nos mecanismos de busca.
Neste artigo, entenderemos um pouco mais sobre a velocidade do site e veremos cinco dicas práticas para você melhorá-la. Confira!
Importância de uma boa velocidade do seu site
Quando pensamos na velocidade de carregamento de um site, cada segundo importa. Segundo pesquisa do Google, quando o tempo de carregamento de um site passa de um para três segundos, a probabilidade de uma rejeição aumenta em 32%. Já se a página demorar cinco segundos, a probabilidade atinge 90%.
Como falado, se sua página não carrega em poucos segundos, isso pode impactar diretamente a chance de os visitantes saírem do seu site. Além do mais, se ele estiver lento, isso pode prejudicar sua capacidade de gerar engajamento e conversões.
A velocidade da página também desempenha um papel fundamental na otimização de mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO). O Google considera uma ampla variedade de fatores ao decidir como classificar as páginas da web.
No entanto, a velocidade é um importante sinal de classificação para pesquisas em computadores e dispositivos móveis.
Outra razão pela qual a velocidade da página é importante é porque ela pode influenciar a percepção dos consumidores sobre sua marca. Se suas páginas da web demorarem muito para carregar ou algo der errado durante o processo, isso pode fazer com que você pareça pouco profissional e que seu site não é confiável.
Se você deseja executar um site altamente eficaz, é necessário se concentrar na otimização da velocidade da página.
Cinco maneiras práticas de melhorar a velocidade de carregamento do seu site
Como vimos, um site otimizado é fundamental para a experiência do usuário. Assim, chegou o momento de aprender a fazer suas páginas carregarem mais rápido.
1. Escolha uma solução de hospedagem otimizada para desempenho
O provedor de hospedagem que você usa desempenha um papel importante no gerenciamento e no desempenho do seu site. Isso inclui suas velocidades de página.
Um dos piores erros que você pode cometer é se contentar com uma hospedagem inferior para obter uma taxa mensal mais barata.
Hospedagem barata geralmente se traduz em desempenho ruim. Pode significar, ainda, compartilhar recursos entre vários sites em um servidor sobrecarregado, o que pode acabar sobrecarregando o tempo de carregamento da página.
Por outro lado, existem várias soluções de hospedagem focadas em desempenho que você pode usar e que fornecem uma plataforma poderosa projetada para velocidade.
Normalmente, esses provedores não oferecem hospedagem compartilhada, o que significa que você nunca terá que se preocupar com outros sites drenando seu conjunto de recursos potenciais.
LEIA TAMBÉM: 5 perguntas que você deve fazer antes de abrir a sua empresa
2. Comprima e otimize suas imagens
As imagens ajudam a melhorar a aparência de suas páginas da web e aumentam a qualidade de seu conteúdo. No entanto, imagens grandes também podem atrasar os tempos de carregamento.
Portanto, uma das maneiras mais fáceis de aumentar a velocidade de carregamento da página é compactar e otimizar as imagens. Isso pode incluir alterar seus formatos de arquivo, habilitar o carregamento lento e usar a compactação com ou sem perdas.
Ao reduzir o tamanho dos arquivos, você pode diminuir seu “peso”, ajudando as páginas a carregarem mais rapidamente.
3. Reduza seus redirecionamentos
Muitos redirecionamentos podem realmente prejudicar os tempos de carregamento. Toda vez que uma página é redirecionada para outro lugar, ela prolonga o processo de solicitação e resposta HTTP.
É claro que, em alguns casos, os redirecionamentos podem ser necessários, como quando você está mudando para um novo domínio. No entanto, eliminar redirecionamentos desnecessários em seu site pode resultar em tempos de carregamento de página significativamente menores.
Por exemplo, existem algumas maneiras diferentes de reduzir redirecionamentos no WordPress. Uma delas é evitar criar links desnecessários ao construir menus internos. Outra é garantir que seu domínio de primeiro nível (TLD) seja resolvido com, no máximo, um redirecionamento.
4. Faça cache de suas páginas da web
O cache é uma das maneiras mais eficazes de acelerar suas páginas da web. Ele armazena cópias dos arquivos do seu site, minimizando o trabalho necessário para o servidor gerar e servir uma página da web para o navegador do visitante.
O armazenamento em cache pode ajudar a reduzir o tempo até o primeiro byte (TTFB), exigindo que o servidor use menos recursos para carregar uma página.
5. Ative o cache do navegador
O cache do navegador é outra forma de cache que você pode aproveitar para melhorar a velocidade de carregamento da página. Essa técnica permite que o navegador armazene uma variedade de informações, incluindo folhas de estilo, imagens e arquivos JavaScript, para que ele não precise recarregar a página inteira toda vez que um usuário a visita.
LEIA TAMBÉM: Sua empresa digital está adequada à LGPD?
Se sua empresa está em busca de uma contabilidade especializada, entre em contato com a nossa equipe e descubra todas as vantagens para seu negócio!