Você já ouviu falar em consultoria de contabilidade? Em poucas palavras, esse serviço envolve a presença de um ou mais consultores trabalhando em conjunto com a sua empresa para torná-la mais lucrativa.
No mundo atual, onde as forças produtivas contam com capacidades muito parecidas, qualquer tipo de vantagem é essencial na luta competitiva do mercado nacional.
Por isso, a otimização dos setores financeiros se tornou peça-chave na briga entre os grandes atores de vários mercados (e a ferramenta ideal para pequenas e médias empresas conseguirem competir de igual para igual).
Quer saber como a consultoria de contabilidade pode ajudar nisso tudo? Então continue lendo!
A consultoria de contabilidade ajuda a reduzir custos
O trabalho de uma consultoria de contabilidade começa com uma tarefa simples: reduzir custos. Afinal, os gastos são a maior bagagem e dificuldade que uma empresa tem para se movimentar no mercado.
Pense numa corrida de Fórmula 1: quanto mais leve for o veículo, menos peso o motor precisará puxar e mais rápido ele se tornará. Por isso que, quando as equipes não tiveram mais como tirar peso dos carros, começaram a formular estratégias para correr com menos combustível.
Com a consultoria de contabilidade é a mesma coisa. A função é tentar analisar todo o peso extra que uma empresa carrega e, assim, cortá-lo para que ela fique enxuta.
Isso não significa demitir colaboradores, por exemplo. Existem outras formas de reduzir o custo da folha de pagamentos sem precisar demitir alguém.
Um exemplo muito bom são as isenções fiscais oferecidas por determinados programas governamentais de estados ou municípios. Às vezes, uma cidade X oferece uma menor alíquota de ISS para uma determinada categoria, na tentativa de atrair mais empresas para seus territórios.
Com isso as empresas podem diminuir seus custos e operar de forma mais enxuta. Mas, para encontrar essas oportunidades, é necessária uma consultoria de contabilidade.
A consultoria de contabilidade otimiza a parte financeira
O setor financeiro é visto como um setor não produtivo em muitas empresas. Pela definição técnica, não é mesmo, uma vez que não produz nenhum serviço ou produto para ser vendido.
Em todo o caso, isso não significa que o setor financeiro não tenha importância estratégica primordial em garantir a produtividade em alta de uma empresa.
Um setor financeiro organizado tem muito mais opções de movimentação do que um setor desorganizado.
Em primeiro lugar, uma consultoria de contabilidade vai organizar e garantir que a empresa saiba quanto entra, quanto sai e como cada transação financeira é feita. Depois, vai cuidar para que haja uma política inteligência de poupança e investimentos para que a companhia ganhe margem no mercado.
Uma empresa com as contas em dia e um bom valor poupado tem melhores condições de obter empréstimos com juros menores e outros importantes incentivos financeiros.
Com esses empréstimos, poderá comprar máquinas que aumentam a produtividade, investir em marketing para vender mais ou contratar funcionários mais especializados.
Ou seja: o setor financeiro pode não produzir, mas pode aumentar ou diminuir a produtividade da empresa.
A consultoria de contabilidade melhora sua margem de lucro
Qual a sua margem de lucro em cada produto ou serviço vendidos pela sua empresa? É essencial que um empreendedor saiba como responder essa questão sem pestanejar.
Muitas vezes, as empresas são bem administradas e têm um sistema produtivo adequado. O problema que impede que elas cresçam é a margem de lucro – que é pequena demais.
Uma consultoria de contabilidade atua para analisar de ponta a ponta os elementos que compõem o preço de um produto para tentar cortar custos e aumentar a margem de lucro da empresa.
Assim, há mais “combustível” para ser colocado em prática e acelerar o crescimento da companhia.
Com menos custos e lucro maior, a empresa ganha competitividade
Se a sua empresa consegue diminuir os custos que são repassados no preço de um produto e passa a ter um lucro maior, ela imediatamente ganha competitividade no mercado.
É uma lógica até que simples: com menos custos, mas o mesmo preço, a empresa passa a ter duas opções.
A primeira é manter o nível de vendas e coletar mais dinheiro para direcionar a investimentos em produtividade, contratações, qualidade do produto ou desenvolvimento de novas soluções.
A segunda é diminuir o preço para conquistar mais clientes, lucrar mais no agregado (em vez de ganhar R$ 500 vendendo 30 produtos obtendo R$ 50 de lucro, ganhar R$ 600 vendendo 60 produtos com R$ 10 de lucro) e depois corrigir o preço quando tiver um pedaço maior do mercado.
Isso se chama ganhar competitividade na disputa contra os grandes atores do seu segmento. Com estratégias assim, pequenas e médias empresas conseguem disputar com grandes marcas.
Com mais competitividade, a empresa cresce e o ciclo se repete
Ganhando mais competitividade, a empresa inevitavelmente cresce e assume outro padrão. Nessa hora, o ciclo começa a se repetir: surgem novas opções para tentar aumentar novamente a produtividade e competitividade, voltar a crescer e ir subindo de patamar.
Todo esse movimento começa lá atrás, com a aplicação da consultoria de contabilidade. Com o apoio de especialistas financeiros qualquer empresa pode subir no seu mercado e se tornar mais lucrativa.
Se você ficou interessado em contar com uma consultoria de contabilidade, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo!