Já estamos nos últimos dias do ano, e as vendas online não param de ganhar força. São tantas tecnologias e avanços na indústria, que o e-commerce vem sofrendo grandes transformações.
Contudo, você já parou para pensar quais serão as tendências do comércio digital para o próximo ano?
Para ajudá-lo a se preparar para 2023, listamos 9 tendências do e-commerce que prometem vir com força. Algumas já fazem parte do dia a dia de muitas empresas, porém elas vão se fortalecer ainda mais. Continue a leitura para conferi-las!
9 tendências do e-commerce para o próximo ano
Primeiramente, em um mercado em constante mudança como no caso do e-commerce, é preciso acompanhar de perto todas as evoluções, a fim de identificar, de forma rápida e assertiva, as novas oportunidades.
A seguir, compartilhamos 9 tendências do e-commerce para 2023, tudo para inspirar você na condução e nas tomadas de decisão dos seus negócios.
1. Community Commerce
Essa tendência promete alavancar as vendas no próximo ano. O foco do e-commerce comunitário está na construção de um relacionamento concreto entre clientes e criadores de conteúdo, no qual ambos mantêm contato para vender o produto.
Assim, essa ação visa promover o conhecido boca a boca digital, aumentando o valor da marca e, consequentemente, as taxas de conversões.
2. Metaverso
Por outro lado, o metaverso está começando e, com isso, as empresas têm mais oportunidade para construir marcas fortes dentro desse mundo investindo pouco. Dessa forrma, empresas que não fizerem essa imersão logo enfrentarão muita concorrência no futuro e um investimento altíssimo.
3. Pesquisa por voz
O uso dos assistentes de voz nas compras é algo que veio para simplificar os processos e aumentar as conversões. Dessa forma, experiências como Alexa, Google Assistant e Siri já atuam dessa maneira e vêm evoluindo suas tecnologias para criar as melhores experiências de compra.
Segundo uma pesquisa da Juniper Research, a previsão é de que as vendas pelo e-commerce por meio da pesquisa de voz cheguem a US$19 bilhões em 2023.
4. Compras ao vivo
As compras ao vivo têm o intuito de fazer com que, no ato da compra, haja um vendedor especializado para tirar todas as dúvidas. Mas a preferência é por influenciadores reconhecidos e com autoridade no setor.
Por isso, vendas por transmissões ao vivo são excelentes para destacar a marca. O método já vem sendo utilizado em lançamentos ou datas comemorativas, ativando gatilhos no consumidor que sentem urgência em adquirir tal produto ou serviço.
5. Realidade aumentada
Comprar através do e-commerce ainda deixa muita gente com dúvida, afinal as pessoas querem ter certeza de que o produto se enquadra no que precisam.
Com as evoluções tecnológicas, temos a realidade virtual e a realidade aumentada. Com essas ferramentas, os compradores conseguem ter uma visão completa e real de como aquele produto vai funcionar, facilitando a decisão de compra.
6. Pagamento com criptomoedas
Espera-se, para os próximos anos, o pagamento com criptomoedas no e-commerce. É uma tendência confirmada pelo relatório do Shopify, que mostrou que 40% dos consumidores de varejo online têm a intenção de utilizar criptomoedas como uma alternativa de pagamento.
Essa modalidade proporciona realizar transações internacionais com menores taxas. Isso ocorre porque as criptomoedas são menos voláteis quando comparadas ao dólar, por exemplo.
7. Mobile shopping/mobile commerce
A tendência do mobile shopping ou mobile commerce vem se consolidando desde 2021, principalmente, porque os consumidores estão passando cada vez mais tempo conectados aos seus smartphones.
De acordo com uma pesquisa da Nasdaq, a previsão é de que, de 2023 até 2040, 95% de todas as vendas sejam feitas de maneira online. Ou seja, os e-commerces devem investir em boas experiências de compra para conseguirem acompanhar as inovações.
8. Drones entregadores
Os drones entregadores estão chegando com tudo. Em outros países, e-commerces e plataformas que entregam comida já estão realizando testes e arriscando enviar seus pedidos por eles.
Esse meio de entrega é capaz de administrar e automatizar o frete sem intervenção de pessoas, reduzir acidentes, diminuir falhas humanas, realizar entregas mais rápidas, reduzir emissão de CO2 e, consequentemente, aumentar a satisfação do cliente.
9. Experiência omnichannel
Apostar na experiência omnichannel vem se tornando cada vez mais necessário para o futuro do e-commerce. Ela permite que a empresa acesse relatórios detalhados dos atendimentos, fornecendo uma visão mais ampla de toda a experiência de compra.
Com os dados corretos em mãos, fica mais fácil identificar pontos que estão necessitando de melhorias.
Comece 2023 com uma contabilidade especializada em e-commerce!
Os constantes avanços tecnológicos indicam que o futuro do e-commerce promete ser cada vez mais escalável e competitivo.
Para enfrentar essas mudanças, é fundamental contar com a ajuda de uma contabilidade especializada em e-commerce. Com os mesmo padrões de uma contabilidade comum, ela tem como principal diferencial o atendimento específico para as demandas do contratante.Quer preparar seu e-commerce para 2023? A RR Soluções pode ajudar! Temos um time de especialistas pronto para otimizar seus processos e fazer seu e-commerce alavancar dentro dos trâmites legais!