Os negócios virtuais não param de crescer, ainda mais com tanta facilidade, comodidade e agilidade para realizar compras de produtos dos mais diversos departamentos.
Um estudo realizado pelo The Global Payments Report 2022 mostra que as vendas online estão preparadas para crescer 19% até o ano de 2025 na América Latina. O Brasil está como o primeiro país da lista, com uma expectativa de 18% anuais nos avanços de comércios eletrônicos.
Como opção para realizar as vendas pela internet, temos as lojas virtuais e os marketplaces. Eles podem parecer a mesma coisa, mas há várias diferenças entre ambos.
Foi pensando nisso que trouxemos neste artigo informações importantes para que você entenda estes dois ambientes e escolha o mais adequado para suas vendas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Vamos lá!
Marketplace x loja virtual: vantagens e desvantagens
Loja virtual e marketplace são oportunidades de negócio com enormes chances de proporcionar renda aos empreendedores que pensam em investir em algo novo. Porém, assim como qualquer coisa, eles apresentam suas vantagens e desvantagens. A seguir, entenda o comparativo entre a loja virtual e o marketplace.
Loja virtual
A loja virtual é um site criado de forma exclusiva para que sejam realizadas vendas online. Nesse tipo de loja, produtos e serviços são apresentados com fotos e descrições detalhadas. Além disso, incluem-se diversos tipos de pagamentos, tudo para que o cliente escolha e compre o que deseja de forma rápida, fácil e segura.
De maneira geral, a loja virtual é de responsabilidade exclusiva do lojista. Ele altera o que deseja, mantendo sempre uma identidade visual e demais informações consideradas úteis para a conclusão da compra.
Vantagens de uma loja virtual
- opções de logística mais avançadas;
- maior margem de lucro por produto;
- custos menores por não depender de um espaço físico onde aluguéis e contas de consumo são cobradas;
- possibilidade de criar branding e marketing mais fortes;
- vendas 24 horas por dia e 7 dias por semana;
- facilidade para acompanhar os indicadores de desempenho da loja.
Desvantagens de uma loja virtual
- leva tempo para que uma audiência seja construída;
- precisa conquistar a confiança daqueles consumidores mais inseguros;
- os fretes costumam ser altos, ocasionando abandono de carrinhos;
- investimento mais alto;
- necessita de uma equipe maior e, consequentemente, mais trabalho.
Marketplace
O marketplace também se trata de uma plataforma de negócio, sendo mais rentável que os mercados físicos. O formato online proporciona sucesso para vendedores, incluindo quem quer montar o próprio empreendimento.
De forma simples, “marketplace” vem da palavra “mercado”, passando uma imagem de espaço livre, onde lojistas fazem suas vendas, tudo como se fosse um shopping center, porém virtual.
Vantagens de um marketplace
- aparência de uma enorme vitrine;
- mais agilidade e facilidade para montar perfis;
- adequação às preferências dos consumidores;
- participação em inúmeras campanhas de marketing;
- menor investimento inicial quando comparado com uma loja virtual.
Desvantagens de um marketplace
- possui personalizações limitada;
- tem que seguir regras do marketplace;
- necessita do pagamento de inúmeras taxas e comissões;
- apresenta maiores concorrentes;
- tudo o que é vendido deve ser pago à parte.
Loja virtual ou e-commerce: qual o melhor para seu negócio?
Não existe certo ou errado, e sim qual das opções vai suprir as suas necessidade e auxiliá-lo a conquistar os objetivos. E caso opte pelo marketplace, não quer dizer que não pode ter a sua loja virtual.
Os marketplaces cobram comissões sobre as vendas, fazendo com que as porcentagens nessa plataforma sejam menores, diferentemente das lojas virtuais. Por outro lado, estas dependem totalmente de gerenciamento próprio, demandando custos para que as estratégias ocorram da forma desejada.
Por isso, indica-se pensar de maneira combinada. Uma loja virtual não terá autoridade digital sólida logo de início, fazendo com que seja necessário construir a marca ao longo do tempo. Aliada ao marketplace, a loja consegue ser integrada aos principais do mercado e, claro, vender mais.
Seja loja virtual, seja marketplace, as duas estratégias de vendas online podem proporcionar lucro e se tornarem grandes negócios. Ademais, o marketplace vem se destacando por ser um modelo mais lucrativo, mesmo que com o pagamento das taxas.
O que achou do conteúdo? Se você quer começar a vendas no universo da internet, é fundamental escolher a melhor plataforma com cautela e ter a ajuda de especialistas.
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