Durante a pandemia de Covid-19, muitas lojas priorizaram as vendas digitais. Em comparação com janeiro de 2021, o começo deste ano viu um aumento de vendas totais no varejo de 6%, mas também enfrentou uma queda de 26,6% se considerado apenas o comércio eletrônico.
Entretanto, isso não significa que grandes lojistas vão deixar o digital em segundo plano. Uma pesquisa realizada pelo Google e pela Euromonitor analisou o comportamento de compradores em relação ao varejo e mostrou que mais da metade dos brasileiros está preocupada apenas em ter o produto que deseja, independentemente de ter sido comprado offline ou online.
Portanto, a previsão é de que, até 2025, o e-commerce nacional cresça 42%, e o setor varejista seja responsável por 39% do crescimento nas vendas.
Esse crescimento ajuda a ilustrar que o comércio eletrônico veio para ficar, e as projeções para 2022 são de resultados ainda melhores.
Conheça quatro dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce
Segundo estudo da Opinion Box, 49% dos brasileiros pretendem comprar mais pela internet este ano. E para explorar o potencial desse mercado, todo lojista deve focar as novidades e transformações do segmento.
Sendo assim, com o cenário competitivo, é preciso estar atento a inovações para colher os melhores resultados na sua loja virtual.
Confira, a seguir, quatro dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce!
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Defina o que é sucesso para o seu e-commerce e crie metas
Qual o objetivo do seu comércio eletrônico? Essa pergunta deve ter uma resposta clara se você deseja que suas vendas on-line sejam sustentáveis e duradouras.
Assim, é importante entender o que sua empresa deseja alcançar, a fim de definir seus objetivos e estabelecer um plano para cumpri-los, alinhando as expectativas com as estratégias que serão adotadas.
Um bom e-commerce entende que a digitalização deve ser aplicada também na cultura da empresa, em todos os níveis e setores.
Estratégias de sazonalidade são um ótimo começo para investimento nos canais digitais. Entretanto, resultados mais eficientes e robustos necessitam de um processo recorrente e aplicado em toda a empresa.
Conheça sua persona
Para alcançar seus clientes ideais, primeiro você precisa saber quem eles são. Criar uma buyer persona é uma técnica de vendas essencial e deve ser um dos primeiros passos no desenvolvimento da estratégia de marketing da sua marca.
Se você ainda não tem uma, nunca é tarde para reunir sua equipe e começar a trabalhar.
Otimize sua loja online
O e-commerce pode se adaptar a diferentes canais, como lojas distribuidoras ou sites. No entanto, investir em sua própria loja online coloca você em contato direto com os clientes e permite obter muitas informações valiosas sobre eles.
Para que tenha sucesso, seu site deve ser bem desenhado e otimizado. Uma página complicada, que leva muito tempo para carregar e tem informações confusas afetará negativamente suas conversões.
Por outro lado, um site no qual o usuário pode encontrar facilmente o que está procurando e comprar em poucos cliques fará com que a taxa de conversão se multiplique. Para não desperdiçar o tráfego qualificado que chega à sua loja, considere esses aspectos fundamentais.
Facilite a compra para seus clientes
Como você sabe, os usuários estão acostumados a conseguir o que querem com apenas alguns cliques. Se seu processo de compra tiver algum obstáculo, é provável que os usuários abandonem a venda e partam para a concorrência. Para evitar essa trajetória, siga estas dicas:
- Tenha um processo de compra fácil. Em geral, quanto menos cliques, melhor, mas sempre forneça ao usuário as informações necessárias em cada etapa. Um exemplo de sucesso é a Amazon, que projetou um sistema onde os usuários podem comprar um produto com apenas um clique, tornando a resistência mais difícil do que nunca.
- Disponibilize uma variedade de métodos de pagamento. Muitas vezes, os usuários têm suas próprias preferências a esse respeito, então você precisa ter todas as suas bases cobertas. Inclua opções como cartões de crédito, PayPal, transferências, boleto, PIX ou até dinheiro na entrega.
- Evite cobranças adicionais. Nada incomoda mais um comprador do que pagar por um produto online e perceber que o preço é mais alto do que eles pensavam. Se você for aplicar taxas extras ao preço de um produto, sempre o indique com a maior clareza e antecedência possível.
- Promova custos de envio baixos. Sempre que possível, o frete deve ser gratuito.
- Tenha uma boa política de devolução. Um líder no setor que faz isso bem é a ASOS, que oferece a possibilidade de fazer devoluções gratuitas (sem a necessidade de fornecer um motivo específico) por 28 dias após o recebimento do pedido. Quaisquer que sejam as condições, é sempre importante esclarecê-las e cumprir as promessas feitas.
- Ofereça uma entrega rápida. Indique explicitamente quando o pedido deve chegar ao endereço do cliente.
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