Com a rotina agitada de uma empresa, muitos gestores acabam não se preocupando com a gestão contábil. A contabilidade para prestadores de serviço é ainda mais eficiente quando a escolha do planejamento é feita conforme a necessidade da sua empresa. Portanto, entenda neste artigo como funciona cada modalidade de planejamento para a contabilidade da sua empresa.
Para muitos profissionais, atuar na informalidade pode significar economia. No entanto, essa informalidade pode acarretar diversos problemas, inclusive o fechamento da sua empresa. Sendo assim, para evitar essa situação e até reduzir o custo de imposto, você deve contratar uma contabilidade especializada em prestadores de serviços.
A contabilidade não deve ser vista como um gasto desnecessário, mas sim como uma aliada para o desenvolvimento qualificado do seu negócio. Sua importância já se faz presente na abertura da empresa e na escolha do regime tributário que, se não forem realizadas corretamente, podem causar prejuízos no caixa e até mesmo excesso de tributações.
Dessa forma, a partir da abertura da sua empresa, muitos outros detalhes burocráticos podem surgir, e nada melhor do que contar com uma assessoria contábil para que tudo caminhe bem.
Sendo assim, veja neste artigo os principais modelos de planejamento utilizados na contabilidade para prestadores de serviços e seus benefícios. Acompanhe!
Conheça os principais modelos de planejamento na contabilidade para prestadores de serviços
Atualmente, a contabilidade digital conta com três modelos de planejamento: estratégico, tático e operacional. Cada um deles possui suas particularidades, portanto, para entender e escolher qual o melhor para a sua empresa, é necessário conhecer profundamente cada setor da empresa, de maneira a definir seus objetivos e como alcançá-los.
Sendo assim, conheça mais sobre cada um deles a seguir:
Planejamento estratégico
Na contabilidade para prestadores de serviços, o planejamento estratégico tem como objetivo alcançar as metas da sua empresa. Entretanto, para isso acontecer é necessário defini-las, direcionar recursos e pautar as estratégias para que essas ideias saiam do papel e se transformem em resultados.
Como esse planejamento é desenvolvido por líderes e gestores, acaba sendo importante para solidificar ideias e intenções de maneira simples e objetiva.
No planejamento estratégico são definidas todas as estratégias defensivas e ofensivas para que um setor enfrente com sucesso a concorrência e obtenha retorno sobre o investimento.
Desse modo, ele pode auxiliar você a definir a integração de operações, planos da empresa e muito mais. Além do mais, ela possibilita que o gestor entenda seu papel no negócio e o futuro da empresa.
Planejamento tático
Por outro lado, o planejamento tático é um intermediário do planejamento estratégico e visa os objetivos estratégicos com metas setorizadas, assim, elas devem ser alcançadas por cada setor da empresa. O planejamento tático passa as orientações da direção para o restante da empresa, direcionando a execução de cada estratégia.
O planejamento estratégico não deve ser alterado constantemente, pois ele representa a essência de uma empresa, sua missão e seus principais objetivos. Enquanto isso, o planejamento tático, trabalha a médio prazo e pode ser ajustado a cada etapa para que os objetivos sejam reajustados, dando um novo direcionamento para as operações.
Planejamento operacional
Por fim, temos o planejamento operacional. Esse modelo de planejamento é detalhado para o curto prazo. Sendo assim, a contabilidade junto à empresa pode definir métodos, processos e sistemas para orientar operações, conforme os objetivos principais da empresa.
Para que isso ocorra, é necessário definir os responsáveis, as tarefas, os cronogramas e os recursos que serão utilizados. É dessa forma que o planejamento tático é definido e colocado em prática, caso contrário sua estratégia não sairia do papel.
Como vimos, o planejamento tático atua como uma ponte entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional. Dessa forma, seu desenvolvimento precisa ainda mais de atenção.
Enquanto o planejamento estratégico é direcionado para a empresa, geralmente o planejamento tático atua como uma fragmentação do estratégico.
Dessa forma, é preciso cuidado em pontos divergentes entre os planos, ou seja, a quem se destinam na empresa, nos prazos e no nível de detalhamento de cada passo.
De antemão, isso pode passar a falsa impressão de que eles não se relacionam. No entanto, os três planejamentos são complementares.
Apesar de pouco utilizado, o planejamento é fundamental para o sucesso da empresa, e com a ajuda de uma contabilidade, o planejamento pode oferecer inúmeros benefícios para prestadores de serviços.
Sendo assim, não investir nessas estratégias pode causar diversos prejuízos indo na contramão do crescimento, sem conseguir aproveitar as oportunidades e sem vencer as adversidades.
Por essa razão, não devemos esquecer que os planejamentos estão conectados e são interdependentes. Porquanto, não esqueça de revisá-los e atualizá-los periodicamente. Assim, os objetivos terão maior probabilidade de serem atingidos.
Quer saber mais sobre os tipos de planejamento e como a contabilidade para prestadores de serviços pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso? Então, fale com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!