O público brasileiro vem se preocupando cada vez mais com a sua saúde, forma física e o bem-estar proporcionado pela prática de atividades físicas. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, o número de pessoas que faz atividades físicas subiu 24%. Isso mostra que há espaço para quem quer aprender como abrir uma academia.
Apesar do setor ser concorrido (o Brasil é o segundo país do mundo em número de academias, com 21.760 unidades), ainda há muito espaço para crescer, especialmente nas grandes capitais. De acordo com aquela mesma pesquisa do Ministério da Saúde, somente 37% da população nas capitais faz 150 minutos de atividade física por semana (que é o mínimo recomendado pela OMS).
Por isso, se você quer aprender como abrir uma academia para empreender no segmento e tentar pegar uma boa parcela do público, siga a leitura para aprender mais sobre isso!
Crie um plano de negócios para a sua academia
O primeiro passo do processo de abertura de empresas, seja de qual for o segmento ou tamanho, é criar um plano de negócios, ou seja: uma espécie de mapa que vai identificar a sua empresa, o mercado onde ela vai atuar, como o lucro virá e quais os passos para ter sucesso.
Um plano de negócios é um documento bem complexo e que exigirá uma série de pesquisa, mas vai facilitar muito todo o processo de abertura da academia. Basicamente, explicando de forma superficial, o plano de negócios deve ter:
- metas e objetivos de curto, médio e longo prazo (seja específico, é melhor estabelecer que possa ter 5000 clientes em 10 anos do que “ser uma grande academia”);
- quais os custos iniciais do seu projeto (investimento inicial em equipamentos, aluguel do espaço, regularização, contas de manutenção e folha de pagamento dos funcionários);
- quais as condições da sua cidade (demanda, oferta de concorrentes);
- quem é o seu público-alvo e seus diferenciais;
- como virá o lucro da sua academia (mensalidades, produtos à venda, planos de assinatura).
Entenda como abrir uma academia de maneira formalizada
Depois de ter o seu plano de negócios bem formado, o ideal é formalizar a criação da sua academia dentro das normas e exigências governamentais. Isso significa, claro, encarar um pouco de burocracia, mas nós temos uma dica no fim desse texto que vai ajudar a tornar esse trabalho mais fácil.
O primeiro ponto de como abrir uma academia é ir até a junta comercial do Estado e levar os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- contrato social da empresa;
- modelos 1 e 2 da Ficha de Cadastro Nacional;
- juros pagos via DARF.
Depois de registrar a firma, você receberá o NIRE, que é o Número de Identificação do Registro da sua academia. O próximo passo será se registrar no site da Receita Federal para receber o seu CNPJ.
O penúltimo passo da formalização é ir até a prefeitura da sua cidade para conseguir o alvará de funcionamento da academia. Para finalizar, será necessário cadastrar-se na Previdência Social para, finalmente, abrir as portas e começar a funcionar.
Busque um local com a estrutura necessária para a academia
Idealmente, a sua academia deverá estar localizada em um lugar amplo e arejado, por questões higiênicas. Além disso, deve ser um espaço que possa oferecer vestiários masculinos e femininos, com espaço para banho a fim de atender várias pessoas. Por isso, pode ser difícil encontrar o lugar ideal. O mais provável, portanto, será encontrar um lugar próximo do ideal e precisar reformá-lo para deixá-lo da maneira correta.
Além disso, é importante que o lugar para a sua academia seja pensado para que possa ser aumentado com o tempo. Por exemplo, caso a sua academia comece a ficar popular demais, poderá sentir a necessidade de expandi-la. Por isso, o melhor a fazer é comprar um espaço que pode, posteriormente, receber um novo andar ou crescer para terrenos próximos.
Estabeleça um plano de marketing para o começo da empresa
Um dos principais problemas para academias recém-inauguradas é conseguir o público inicial que dará o suporte para que ela possa se manter no mercado e começar a crescer.
Diante disso, é importante estabelecer um plano de marketing para os primeiros meses, de modo a conquistar um alto volume de potenciais clientes.
Uma das melhores formas de fazer isso é ter um diferencial que realmente conquiste o público. Por exemplo, ofereça os serviços para idosos ou adultos já acima dos 50 anos. A maioria das academias atende apenas pessoas mais jovens, o que pode ser um pouco intimidador para esse público.
Dessa forma, você se destaca e consegue conquistar um público fiel para manter a empresa com lucro durante os primeiros meses.
Conte com uma consultoria de contabilidade para academias
A contabilidade é um elemento essencial para o sucesso de todas as empresas, especialmente academias. Isso porque elas trabalham com sistema de assinaturas e de rendimento diferentes do normal.
Por exemplo, uma academia pode receber o valor da assinatura anual de uma vez e então ser obrigada a oferecer o serviço por um ano, mesmo que passe os outros 11 meses sem faturar.
Além disso, a contabilidade tem papel central na saúde financeira da empresa, ajudando a reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Por isso, é importante contratar uma consultoria de contabilidade para academias, de modo a gerar o maior benefício possível para o seu negócio.
E aí, gostou de saber como abrir uma academia e está pronto para empreender? Então entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar!