Existem vários momentos da vida de um negócio em que é necessário contar com linhas de crédito para pequenas empresas. Isso porque todo pequeno negócio pode precisar de uma injeção de crédito de vez em quando.
O exemplo mais óbvio disso no momento é a crise causada pelo novo coronavírus. A pandemia global afetou empresas de todos os tamanhos, mas as PMEs foram as mais afetadas: pelo menos 600 mil delas fecharam as portas desde o início da crise.
Uma maneira de evitar essa situação é com o uso de linhas de crédito para pequenas empresas. No entanto, elas não são úteis apenas para evitar que sofra com os danos causados pela Covid-19, mas também para ajudar no crescimento do negócio e muito mais.
Quer saber quais as principais opções de linhas de crédito e como escolher uma para o seu negócio? Então siga a leitura abaixo!
Como contratar uma linha de crédito para PMEs?
O primeiro ponto a se ter em mente quando se pretende contratar linhas de crédito para pequenas empresas é que existem várias opções para usos específicos. Algumas linhas são feitas apenas para folha de pagamento, por exemplo; já outras, para capital de giro.
Normalmente, essas linhas com funções específicas são mais baratas do que as opções mais genéricas e, portanto, vale a pena pesquisar se existe uma alternativa dessas para a sua necessidade.
Em seguida, é importante ter em mente que a taxa de juros cobrada pelos bancos não é o único custo de uma linha de crédito. Apesar de raro, é possível encontrar linhas com taxas de juros mais altas, mas que na verdade são mais baratas do que outras opções oferecidas no mercado.
Isso porque o que realmente define o quão caro é um empréstimo é o CET (Custo Efetivo Total). Por isso, sempre que for contratar uma linha de crédito, veja qual é o CET e então compare-o com as suas outras opções disponíveis. Somente assim será possível identificar as melhores opções para você.
Quais são os melhores bancos para acessar linhas de créditos para pequenas empresas?
Uma dúvida bastante comum que muitos empreendedores têm em relação ao acesso a linhas de crédito é se existe um banco que seja melhor ou pior do que outro para isso.
Essa é uma questão pertinente, mas que não tem uma resposta fácil. Isso porque as situações são muito contextuais e dependem de várias questões.
Normalmente, as linhas de crédito de bancos estatais cumprem uma função social, por assim dizer. Por exemplo, recentemente foi anunciada uma linha muito vantajosa para as empresas que estão sofrendo com a pandemia do novo coronavírus.
A ideia é que o crédito disponibilizado ajude as empresas a pagarem os salários dos funcionários e isso diminua o nível de demissões no país (para se ter uma ideia, desde o início da crise pelo menos 2 milhões de pessoas já deram entrada no seguro-desemprego).
Por causa dessa importante função social, a linha de crédito apresenta juros abaixo do mercado e condições especiais para o pagamento.
No entanto, isso não é necessariamente uma regra nessa questão e pode existir linhas de crédito para pequenas empresas mais em conta em bancos privados, dependendo do uso ou do momento.
Além disso, os bancos regionais e de fomento ao desenvolvimento (sendo o BNDES o mais famoso) contam com algumas condições específicas para certos usos do dinheiro emprestado.
Por isso, não dá para dizer que existe um “melhor banco” para pegar o crédito. Cada caso é um caso e, por essa razão, vale a pena analisar as condições específicas para o seu contexto.
Como usar adequadamente o dinheiro da linha de crédito?
Caso você receba o dinheiro de uma linha de crédito na sua empresa, é importante usá-la da maneira certa para que seja efetiva e não se torne um problema ainda maior para a sua empresa. Afinal, um empréstimo deve ser devolvido e, caso não haja um bom planejamento, isso pode gerar um problema para o seu negócio.
O primeiro passo é fazer um planejamento eficaz de como utilizar o montante dentro do seu negócio, ou seja: para que você precisará daquele valor e por quanto tempo? Como é a melhor forma de explorar o dinheiro emprestado?
Em seguida, converse com um contador de sua confiança, que seja especializado na gestão administrativa de um negócio, para saber qual a melhor maneira de dar vazão a esses recursos de forma a atingir seus objetivos.
Nesse momento de pandemia, a linha de crédito cumpre a importante função de dar liquidez às empresas que precisam de dinheiro para honrar seus compromissos. No entanto, em outras situações, um empréstimo pode até mesmo ser um fator que alavanca o rendimento da empresa e faz com que ela ocupe uma posição melhor no mercado.
E aí, você gostou de aprender sobre as linhas de crédito para pequenas empresas? Se o seu negócio precisa de uma ajuda contábil para crescer, que tal aprender mais sobre o uso de incentivos fiscais para isso? Então, leia nosso artigo especial sobre o assunto!